domingo, 31 de outubro de 2010

Exclusivo:Acidente com carro dos policiais na região Santo Antonio e Boa Vista dos Nogueiras


O acidente aconteceu nas proximidades da localidade Santo Antonio e Boa Vista dos Nogueira a poucos quilômetros da cidade do Morro do Chapéu do Piauí ainda não se sabe o motivo do acidente nesse momento uma equipe de médicos e una ambulância estão no local do acidente.

Mais um acidente na estrada do Morro do Chapéu do Piauí na manha de hoje durante o horário das eleições um carro Gol capota com os policiais civis com os soldado Edivaldo e Barbosa ,os policiais que estavam a caminho da cidade de Luzilandia deu entrada hoje no hospital Julio Hatman de Esperantina o soldado Edivaldo apresentava ferimentos no corpo por que estava sem sinto de segurança afirma o soldado Barbosa.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Estudante de 14 anos vende etapa regional no Piauí para o soletrando







O estudante Izael Francisco de Brito Araújo, de 14 anos de idade, venceu a etapa Piauí do quadro 'Soletrando', do programa 'Caldeirão do Huck', da TV Globo, no final da tarde desta quarta-feira (27/10). A seletiva foi realizada com 26 estudantes de todos os cantos do Piauí, que estudam em escolas públicas do estado. O município que trouxe a maior quantidade de alunos foi Floriano, foram 9 representantes, Teresina teve 8 e a cidade da vice-campeã do ‘Soletrando’ desse ano, Monsenhor Hipólito, teve 3 representantes.

A mesa examinadora composta por três professores, Nilson Ferreira, que participa pela quarta vez consecutiva da banca, Maria Socorro Rodrigues Coelho e Elsio Aguiar Sales deram seguimento aos procedimentos da mesma forma em que ocorre na etapa nacional apresentada no programa de Luciano Huck.


O professor afirmou esperar por uma etapa mais acirrada já que ano passado o nível da competição estava elevado. “A expectativa é sempre a melhor, acredito que este ano a competição será bem mais acirrada. Nos primeiro ano do programa participaram apenas 12 estudantes, agora temos 26 alunos participando. Então a cada ano o nível da competição vai melhorando. O problema de muitos alunos é a pressa para soletrar o que atrapalha o candidato, por isso cada estudante tem dois minutos para pensar e pedir ajuda, não precisa ter pressa, esse foi o problema de Tainara na final do Soletrando ela era muito apressada” disse Nilson Ferreira.

Foram sete rodadas, na primeira 15 candidatos foram desclassificados, ao decorrer restaram apenas 3, um representante de cada cidade, um de Teresina, um de Monsenhor e um de Cocal dos Alves. A última etapa foi disputada por Izael e Iris Maria obtendo êxito o candidato de Cocal dos Alves. Ele acertou todas as palavras que soletrou e faturou o prêmio da etapa Piauí. Ele estuda na Unidade Escolar Teotônio Ferreira Brandão, na cidade de Cocal dos Alves, interior do estado. De 14 anos, ele já tinha participado no ano passado e ficou em segundo lugar.

A professora de Izael, Kuerly Vieira de Brito, emocionada afirma que a maratona de estudos do garoto será intensificada e que os concorrentes do Soletrando 2011 se preparem, pois a competição será acirrada, segundo ela o estudante está bem preparado.


Izael comemora a vitória com professores

Agora ele viaja para o Rio de Janeiro (RJ) com todas as despesas pagas pela Rede Globo, onde participa da grande disputa, do 'Soletrando', com estudantes de escolas públicas representando todos os estados. No ano passado uma estudante piauiense ficou entre os finalistas e ficou em 2º lugar.

"Vou fazer de tudo para representar bem meu estado. Vou estudar muito e quero vencer o Soletrando", afirmou o piauiense.


quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Geraldo Alckmin chega em Teresina e desmente boatos que PSDB teria comprado pesquisa


Geraldo Alckmin do aeroporto vai percorrer o centro de Teresina, saindo da Praça Saraiva até a Praça Rio Branco, onde falará aos presentes.


O governador eleito de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), desembarcou agora a pouco (27) no aeroporto Senador Petrônio Portela de Teresina para reforçar a campanha de Sílvio Mendes, candidato do PSDB ao governo do Estado.

Em entrevista coletiva a imprensa no aeroporto, o tucano disse que o PSDB acredita na eleição do ex-prefeito de Teresina, para o governo do Estado. Segundo Alckmin, Silvio foi um dos melhores prefeitos que o Brasil teve.
Recepcionaram o psdebista, lideranças da coligação ‘A Força do Povo, como o candidato a governador Silvio Mendes, o deputado federal eleito Hugo Napoleão e os senadores Mão Santa e Heráclito Fortes.

Geraldo Alckmin do aeroporto vai percorrer o centro de Teresina, saindo da Praça Saraiva até a Praça Rio Branco, onde falará aos presentes.

O governador eleito comentou ainda os boatos que o PSDB teria comprado uma pesquisa.

"Pesquisa não decide como assim falava Brizola. Se pesquisa desse resultado não era necessário eleição. Só saberemos o verdadeiro resultado dia 31. A disputa a nível nacional está apertada e que vai se decidir realmente na reta final", disse.

Gp1

DILMA envolvida no caso de desvio no Luz Para Todos no PI


Então ministra da Casa Civil, a atual candidata do PT a presidência da República Dilma Rousseff foi informada de estratégia para "desconstruir" na Eletrobras relatório da CGU (Controladoria-Geral da União), vinculada à Presidência da República, que apontou irregularidade no programa federal Luz para Todos. A reportagem foi destaque em reportagem do jornal Folha de São Paulo.

A informação foi transmitida a Dilma pelo ex-ministro de Minas e Energia Silas Rondeau (ele próprio alvo do relatório da controladoria) durante conversa telefônica no dia 27 de maio de 2008. O telefone de Silas estava grampeado pela Polícia Federal, que o investigava por suposto tráfico de influência no governo. A equipe de reportagem da Folha de São Paulo teve acesso ao grampo.

Duas semanas antes da conversa com Dilma, Rondeau e o diretor de Planejamento e Engenharia da Eletrobras, Valter Cardeal, aliado da petista há 25 anos no setor elétrico, tinham sido denunciados à Justiça sob a acusação de formação de quadrilha e desvio de recursos do Luz para Todos no Estado do Piauí. O escândalo no estado, na época, rendeu na prisão de várias pessoas, dentre elas o ex-presidente da antiga Cepisa Jorge Targa.

RELATÓRIO
A base da denúncia feita ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) era justamente o relatório de auditoria da CGU, o qual, informa Rondeau a Dilma, seria desconstruído. Na semana passada, a Folha revelou outro grampo da Polícia Federal, de setembro de 2008, em que Cardeal diz ao ex-ministro atuar contra o relatório dentro da estatal, ou seja, mantendo a estratégia já informada a Dilma quatro meses antes.

"Nós precisamos fazer os primeiros movimentos porque a coisa tá começando a complicar", diz o diretor. "Eu tenho umas informações boas, tá?", responde o ex-ministro. Ainda no diálogo telefônico, o diretor da Eletrobras afirma ter "detonado" colegas que apontaram irregularidade na estatal. A Controladoria-Geral da União informou que realmente reviu o relatório, manteve as "impropriedades" apontadas, mas isentou de responsabilidade Cardeal e outros "agentes envolvidos", o que beneficia Rondeau.

APOIO DE DILMA
O diretor da Eletrobras e o ex-ministro foram denunciados após a Operação Navalha, realizada pela Polícia Federal em 2007, contra desvio de dinheiro público, que teve 40 mandados de prisão em nove Estados, além do Distrito Federal. Na conversa com Dilma, Rondeau agradece o apoio da então ministra logo depois de ter sido denunciado à Justiça."Quero agradecer o seu apoio também. Tenho acompanhado", afirma o ex-ministro de Minas e Energia.

"Silas, e como está a situação. Melhorou?", pergunta Dilma Rousseff referindo-se à denúncia. O ex-ministro responde que passou "ontem no Rio [de Janeiro], com o pessoal. A gente está desconstruindo toda aquela maluquice" do relatório da CGU, "que foi o que trocou os pés pelas mãos e fundamentou [a denúncia]. Então, hoje vou estar de novo com o Cardeal, o pessoal todo da Eletrobras. E os advogados devem estar conectando", diz Rondeau."Acho que agora que tem uma coisa formal tenho como me defender", acrescenta Rondeau. "É agora tem. Porque, se não, antes era uma coisa abstrata, né", responde a então ministra.

OUTRO LADO
Dilma afirmou, por meio de sua assessoria, que o relatório da CGU (Controladoria-Geral da União), "foi devidamente tratado e decidido pelos órgãos competentes". "O TCU aprovou as contas do programa Luz para Todos. A CGU isentou os dirigentes", afirmou. Dilma também citou em sua resposta que a Procuradoria da República arquivou investigação sobre irregularidade no programa no Piauí, como mostrou reportagem da Folha, no sábado.

A Procuradoria afirmou que sua decisão se refere a auditoria de 2009 no programa Luz para Todos. A controladoria disse que não cedeu a qualquer lobby ou interferência. Segundo o órgão, faz parte da rotina reexaminar auditorias. O diretor da Eletrobras Valter Cardeal nega ter usado o cargo contra o relatório da CGU. Ontem, ele não comentou o grampo de Dilma. Na semana passada, perguntas encaminhadas à Eletrobras pela Folha foram divulgadas no site do jornalista Paulo Henrique Amorim, antes que a reportagem fosse publicada. Amorim é favorável à campanha de Dilma. Segundo a estatal, o caso ainda está sendo apurado dentro da empresa. Silas Rondeau não foi localizado, mas ele sempre negou desvios no programa.

domingo, 24 de outubro de 2010

Morro do Chapéu do Piauí poderá receber recursos para financiar ações para a promoção da saúde


Dia 31 de agosto encerrou-se o prazo para que os Municípios solicitem os recursos destinados à continuidade do financiamento das ações de promoção à Saúde. Aproximadamente 1.500 Municípios foram selecionados e eles poderão receber o valor de R$ 35.000,00 pelas propostas de ações. O recurso destina-se a promover a continuidade de ações apresentadas pelos entes que compõem a Rede Nacional de Promoção da Saúde financiada em editais e portarias, e pelos que são prioritários para ampliar a Rede Nacional de Núcleos de Prevenção de Violências e Promoção da Saúde. Dentre os municípios que podem ser beneficiados está Morro do Chapéu do Piauí.

Portal Morro do Chapeu.com.br

sábado, 23 de outubro de 2010

Forte chuva causa muita lama na principal avenida do Morro do Chapéu do Piauí


Forte chuva dificulta relações da população morrochapeuênse com a prefeitura municipal e divide opiniões sobre a construção da Avenida Manoel Lages Rebelo em Morro do Chapéu do Piauí.

A forte chuva de sexta-feira(22) deixou os moradores da avenida apreensivos pois os enormes aterros necessários para esta construção bloqueiam a passagem livre da água deixando enormes poças d'água ao longo da via.

Agora além da poeira as pessoas estão reclamando da lama que irá causar se as previsões de chuvas forem compridas.

Muitos moradores já se lamentam e criticam a construção, outros ainda mantém a calma e dizem que tudo vai melhorar quando finalizar a obra.

Jorge Viana

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Funcionários da prefeitura Do Morro do Chapéu-PI limpam açude


A prefeitura de Morro do Chapéu do Piauí aproveita período de estiagem para fazer limpeza no Açude municipal.

Vendo os níveis baixos de água do reservatório a prefeitura resolveu fazer a primeira limpeza do açude desde sua criação mais ou menos na década de 50, segundo moradores próximos o açude nunca tinha atingindo níveis tão baixos.

Essa enorme seca se dar não só ao período de seca conhecido com BRO-BRÓ, mas também à grande retirada de água por carros pipa da empresa responsável pela construção da PI 214 e da Avenida Manoel Lages Rebelo em Morro do Chapéu do Piauí, água essa que serve para aguar os aterros feitos pela obra.


Jorge Viana

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Denúncia: População do Morro do Chapéu reclamam  da forte poeira na avenida Lages Rebelo


após o inicio da construção da sonhada avenida central da cidade do Morro do Chapéu - PI um desvio leva carros,motos e ônibus que trafegam diariamente é resultado de muita poeira,moradores vem sofrendo e reclamam da forte poeira, conversamos com alguns moradores de Morro do Chapéu que afirmam " essa poeira vem causando alguns problemas de saúde sem falar de nossas casas todo dia tem sujeira as coisas ficam cheias de terra.

"Pedimos que seja finalizada essa avenida que será muito importante pra nossa cidade para o bem de todos ". a reclamação desse problema tem causado bastante "dor de cabeça " aos comerciantes essa movimentação desses transportes é intensificado tudo por que a avenida Lages Rebelo dá acesso as vizinhas cidades de Esperantina e Luzilandia não pense que acabou quem não está nem um pouco satisfeito com essa poeira são os comerciantes que reclamam que estão levando prejuízo com as mercadorias todo dia aqui é limpo as mercadorias mais nada adianta, "chega ninguém agüenta mais quando realmente vai acontecer a conclusão dessa avenida - nós também queremos o melhor pra nossa cidade por que os mais prejudicados somos nó que moramos próximos da poeira mas esse é um problema e não podemos ficar em silêncio.

veja mais fotos

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Onda azul: Janaína Marques e muitos outros prefeitos e líderes fazem enxurrada de adesão a Sílvio



A prefeita do município de Luzilândia, Janaína Marques (PTB) e de Castelo do Piauí, Vilmar Cardoso (PTB), dentro outras lideranças do partido anunciaram na noite desta quinta-feira, dia 7, apoio à candidatura de Sílvio Mendes (PSDB) ao Governo do Piauí. Em reunião democrática com diversas lideranças locais, os dois prefeitos discordaram da decisão do PTB de apoiar a candidatura de Wilson Martins (PSB).

“As necessidades do povo do nosso município têm que ser maior do que interesses particulares e eleitorais. Temos que ser coerentes e acreditamos que Sílvio é o melhor nome porque ele sim faz uma política decente”, afirmou Janaína Marques. Segundo ela, o ex-prefeito de Teresina mostrou que faz política de forma correta e ética

Já o prefeito de Castelo do Piauí, Vilmar Cardoso, que veio a Teresina acompanhada do ex-prefeito do município, José Maia, acredita que Sílvio Mendes é o melhor nome para governar o Piauí e de mudar a forma de se fazer política no Estado. “Nossa decisão aconteceu em uma reunião democrática. Não concordamos com a decisão do PTB de apoiar um candidato que não pensa no povo. Sílvio é o melhor para o Piauí”, destacou.

A partir de agora, os dois municípios reforçam a campanha de Sílvio Mendes no norte do Estado. Para o ex-prefeito de Castelo do Piauí, José Maia, o momento é de unir forçar para oferecer trabalho para os piauienses que esperam um Piauí mais justo e não de troca de favores particulares.

“Sílvio oferece trabalho. E isso que Castelo do Piauí e os demais municípios do Estado precisam: de gente para trabalhar. Por isso vamos sair às ruas e trabalhar para Sílvio que já tem um trabalho que serve de exemplo na capital”, afirmou Maia.


Em Luzilândia o clima já é de festa e a população pode dar ao candidato Súlvio Mendes larga maioria com mais 6.000 votos.

Já a assessoria de Wilsinho, através do ex-policial federal e jornalista Emerson Moura, o candidato do PSB teria supostamente afirmado que "nada adiantava para os luzilandenses votarem em candidatos de fora", significando que o povo de Luzilândia pode votar no Sílvio, pois ele não precisaria destes mais de 6.000 votos, debochando de nosso povo mais uma vez, como se referiu sua assessoria em Luzilândia. E o mais grave da declaração de Wilsinho, através da sua assessoria que o socialista teria dito, provavelmente, que seu compromisso era com o Ismar Marques e somente através dele (primeiro) que o povo conseguiria alguma coisa. Já Janaina diz o cntrário, primeiro o interesse do povo e só depois, no que couber eticamente, suas aspirações pessoais. As declarações desastradas aumentaram, é o que se nota, a força de uma suposta "onda azul" em Luzilândia que já vai mostrar sua força nos próximos dias, diz um assessor da "onda azul".



Luzilandia.com