sábado, 26 de novembro de 2011

Caminhada do Idoso em Batalha-PI


Aconteceu na manhã desta sexta-feira(25) a 1ª Caminhada do Idoso. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social, juntamente com a secretaria municipal de saúde. Objetivando chamar a atenção da população batalhense quanto á prática esportiva, principalmente na terceira idade promovendo mais qualidade de vida e um envelhecimento saudável da pessoa idosa.

A concentração aconteceu na Praça da Matriz as 06horas da manhã. Antes da caminhada os participantes fizeram um alongamento sob a orientação do educador físico, Alberico Veras. Com muita alegria e entusiasmo os idosos percorreram todo o centro da cidade, com destino a Câmara Municipal onde foi servido um reforçado café da manhã.

A Secretaria de Saúde disponibilizou ainda uma equipe médica para dar suporte durante a realização do evento, verificando a pressão arterial e o nível de glicemia capilar dos participantes da caminhada.

Além de grande participação popular, o evento contou com a presença da Sec. De saúde Jacqueline Melo que representou o Prefeito Amaro Melo e a Sec. Do trabalho e assistência social Ângela Freitas, vereador Zé Filho, coordenador do CRAS Márcio Borges, Alberico Veras educador físico, Sra. Inês Machado presidente do grupo da terceira idade Divanina.

Benefícios da atividade física na terceira idade: Melhora da capacidade de andar, Melhora do equilíbrio, Aumento do nível de atividade físicas espontâneas, Melhora da auto-eficácia, Contribuição na manutenção e/ou aumento da densidade óssea. Ajuda no controle do diabetes, artrite, doença cardíaca, Melhora da ingestão alimentar, Diminuição da depressão.

Folha de Batalha

Tribunal de Contas do Piauí realiza fiscalização na Prefeitura de Esperantina


O Tribunal de Contas do Estado do Piauí – TCE/PI está realizando fiscalização desde a última quinta-feira (24) na Prefeitura Municipal de Esperantina.

De acordo com os auditores do Tribunal somente a Secretaria Municipal de Saúde está sendo fiscalizada. Os auditores estão fiscalizando a carga horária dos médicos que exercem a função nas unidades de saúde do município de Esperantina, bem como de outros profissionais de nível superior.

Segundo a orientação do tribunal a ordem é conferir os horários que os médicos estão trabalhando, pois muitos deles não cumprem a carga horária de oito horas por dia.

O descumprimento da carga horária por parte dos profissionais que compõe as equipes do Programa Saúde da Família (PSF), está sendo investigado pela Controladoria Geral da União (CGU) em várias cidades do país. O Sistema Único de Saúde (SUS) é corrompido por informações falsas em seus cadastros, que permitem a médicos manter o credenciamento em até 16 unidades de saúde, e abrem brechas para o comércio de CPFs com o objetivo de burlar as regras do Programa Saúde da Família (PSF).

De acordo com a CGU, em mais de 40% dos municípios, as equipes de saúde da família não cumprem a carga horária.

Clica Esperantina

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Proprietários de veículos sofrem constrangimento em CIRETRAN de Esperantina-PI


Os beneficiários da lei estadual nº 6.104, que trata da quitação de dívidas de imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA), vencidas até 31 de dezembro de 2010, estão sendo constrangidos na 13ª CIRETRAN na cidade de Esperantina.

A CIRETRAN de Esperantina está se negando a cumprir a lei estadual, que anistia as dívidas de Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) aprovada pela Assembléia Legislativa e sancionada pelo governador Wilson Martins.

Os proprietários de veículos, que se dirigem ao prédio da 13º CIRETRAN, em Esperantina, são abordados por um segurança que avisa logo: “O Diretor não recebe mais nenhum processo de anistia de veículos". A alegação é de que a CIRETRAN já mandou para Teresina mais de 200 processos, e até agora só retornou um, disse Glaucia Aguiar, que esteve ontem (23) naquele Órgão.

Já os proprietários que precisam fazer o primeiro emplacamento, até 31 de Dezembro de 2012 (benefício remissão) estão tendo que se dirigir ao prédio da Sefaz para lança a taxa do IPVA, atendimento este, não feito mais na 13º CIRETRAN.

De acordo com atual coordenador da 13ª CIRETRAN da cidade de Esperantina, Professor Antônio José de Sá Castro, esclareceu que não é de responsabilidade da CIRETRAN de Esperantina lançar a referida taxa, por motivo do curto prazo da remissão e do posto da Sefaz que não presta tal serviço. Segundo o coordenador, o serviço de primeiro emplacamento não está disponível desde segunda-feira (21) até que seja solucionado o lançamento da referida taxa.

Muita gente deixa 13º CIRETRAN sem saber o que fazer. O prazo para a anistia é até a próxima terça-feira, dia 29 de novembro.

Outro caso relatado por algumas pessoas é o fato da lentidão do sistema e muitas pessoas ficam horas na fila aguardando o sistema entrar novamente no ar, já outras até desistem e vão embora.

Revista AZ

Filha de servidora do município de Esperantina atribui a morte do pai pelo descaso da Secretaria de Educação




A filha da professora Geraci Carvalho (professora efetiva da rede municipal de ensino de Esperantina), Joana D´arc, concedeu entrevista na última quinta-feira (24) a uma emissora de rádio local em Esperantina, e atribuiu a morte do seu pai ao descaso da atual administração do município.

Geraci que atualmente mora e trabalha na cidade de Campo Maior, afirmou que sua mãe (professora Geraci) está sofrendo perseguição pela administração petista de Esperantina. De acordo com Geraci, sua mãe solicitou em agosto desse ano Licença prêmio para cuidar da saúde do seu esposo, Francisco Cardoso, que estava bastante adoentado.

No primeiro momento a servidora tentou conseguir a Licença administrativamente e por diversas vezes procurou falar pessoalmente com a Secretária Municipal de Educação, Vilma Amorim, mas nunca a encontrava na sede da secretaria. Depois de várias tentativas a professora resolveu procurar a secretária em sua residência, sendo que na oportunidade a secretária colocou bastante burocracia para conceder um direito que todos os servidores tem, que é a licença para cuidar da saúde de pessoa da família.

Atendendo ao pedido da secretária, a professora protocolou requerimento anexado a vários outros tipos de documentos no setor de protocolo da Prefeitura no dia 17 de outubro de 2011, sendo que seu esposo chegou a falecer no último dia 19 de novembro e o pleito nunca foi atendido.

“A nossa família tem certeza que faltou boa vontade da Secretária de Educação Vilma Amorim, faltou respeito e sensibilidade. Eles eraram até a função da minha mãe no requerimento”, desabafou Joana D´arc durante a entrevista.

Durante sua entrevista Joana D´arc disse que não é a primeira vez que sua mãe vem sendo perseguida pela atual administração. Joana afirma que sua mãe tentou se inscrever nos cursos oferecidos pela Plataforma Freire, mas que a matricula dela não foi confirmada pelo fato do nome dela ter sido excluído do Censo escolar do MEC.

A filha da servidora do município afirma que se a Licença tivesse sido concedida, seu pai poderia ter sobrevivido ao problema de saúde que ele sofria.

“A revolta que agente está sentindo é pelo sofrimento que meu pai sentiu, quando via minha mãe saindo de casa para trabalhar e ele ficava sozinho em casa, sem ninguém para cuidar dele, para ajudá-lo a fazer suas atividades”, disse Joana.

Joana disse ainda que muitos servidores do município estão gozando de Licença para cuidar de assuntos pessoais sem relevância e muitos deles para fazer nada.

“Meu pai infelizmente está sepultado, não teve a assistência que merecia, tudo isso por conta do descaso, da perseguição, do desrespeito da atual administração”, finalizou.

Clica Esperantina.com

sábado, 19 de novembro de 2011

Reportagem da rede globo vai esta em Esperantina-PI na comunidade Quilombola


Equipe da TV Globo de Televisão vai está no município de Esperantina na data de hoje (19), para fazer uma reportagem especial sobre a comunidade Quilombola Olho D´Água dos Negros.

Vale ressaltar que no próximo domingo (20), é o Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra, e por este motivo é que a equipe de reportagem da Globo estaria realizando esta matéria no município sobre a vida dos Quilombolas esperantinenses.

A comunidade Olho D´Água dos Negros está localizada a 18 quilômetros da sede do município e no local funcionou no passado uma antiga Fazenda de gado onde até hoje vivem algumas famílias remanescente de escravos.

Já a casa aonde funcionou uma antiga Fazenda de gado se encontra atualmente em completo estado de abandono e preste a cair a qualquer momento.

Jornalesp

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Cidade Batalha-PI pode receber R$ 600 mil de emenda se houver a participação popular


Batalha vai ter de mostrar que é uma cidade unida, se quiser receber uma verba de R$ 600 mil que aparentemente não constava dos planos. Pois o recurso só será aprovado se a Prefeitura, a Câmara de Vereadores e a população comprovarem que estão fechados em torno de uma só proposta. No documento a ser enviado, deve estar comprovado que todos estão de acordo que esta verba irá para calçamento, por exemplo, ou para a recuperação da Praça do Mercado Municipal, Matadouro Público, ou um projeto para a saúde, ou seja o que for, tem que ser 1 projeto apenas. O relatório da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2012 foi apresentado pelo relator-geral, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), e trouxe um novo tipo de emenda que pode ser apresentada ao Orçamento da União: a emenda de iniciativa popular, novidade que poderá beneficiar milhares de cidades em todo o país. No Piauí serão 219 cidade beneficiadas, ficando de fora apenas Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano e Piripiri. A ideia é que a Prefeitura e a Câmara de Vereadores de cada cidade promovam audiências públicas para que as propostas sejam debatidas por integrantes do governo e da comunidade. As indicações populares serão apresentadas diretamente à Comissão Mista de Orçamento (CMO), sem precisar passar por deputados ou senadores. Pelas regras, as emendas populares serão de R$ 300 mil para cidades com até 5 mil habitantes; de R$ 400 mil para cidades acima disso e até dez mil habitantes; de R$ 500 mil para cidades acima disso e até 20 mil habitantes; e de R$ 600 mil para cidades acima disso e até 50 mil habitantes e devem atender as prioridades de cada município. Os projetos devem ser aprovados em sessões especiais nas câmaras municipais obedecendo algumas exigências legais “o prazo anterior era 23 de novembro, mas o novo prazo foi necessário para que mais municípios pudessem ter tempo para participar, vez que a decisão deve ser tomada com a participação de toda a comunidade e deve ser encaminhada à Comissão Mista do Orçamento dentro desse prazo limite”. Os passos que devem ser seguidos Para que os recursos sejam destinados conforme a vontade de cada município, existem alguns passos que devem ser seguidos. Primeiramente deve ser realizada a audiência pública e determinada a destinação do recurso, que segue uma tabela de códigos. Os recursos devem ser destinados a obras relacionadas a melhorias na saúde, educação, agricultura, infraestrutura, como redes de esgoto e estradas, além de prevenção de desastres. O prefeito deverá encaminhar os originais e ficar de posse dos seguintes documentos: cópias autenticadas da publicação da divulgação e convocação da audiência; comprovação da participação da Prefeitura, Câmara Municipal e população; ata assinada pelos presentes na audiência e lista de presença contendo nome, identidade e assinatura. Audiência pública deve ser amplamente divulgada A audiência pública deve ser convocada junto com a Câmara Municipal por meio de publicação em jornal ou documento que comprove a ampla divulgação com tempo hábil para haver a participação da população. No dia da audiência, uma ata deve ser lavrada com os resultados da escolha do objeto da emenda, além da assinatura dos presentes contendo nome e número da carteira de identidade ou outro documento de identificação. Os parlamentares de Batalha precisam realizar as audiências até o dia 3 de dezembro para que tudo dê certo. Agora a bola está com vocês, Vereadores!

Folha de Batalha

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Hiran Delmar,o Coxinha,Uma autarquia do humor em grande apresentação em Esperantina-PI


o próximo sábado (12), o palco principal do espaço cultural da Churrascaria Avenida recebe um mega Show de Humor especial e refinado, na dose certa do riso sem apelação. Trata-se do cearense Hiran Delmar, um dos humoristas de maior repercussão nacional que atuou como uma das principais vozes no Programa nas Garras da Patrulha da TV Diário.

Seus personagens principais, como: COXINHA, BEBEL DO JEREISSATI, SEU SILVA, ZUNIN ZOIÃO, BIA SFLAIT, DECIO ROLA, entre mais de 50 tipos, fizeram do programa um sucesso absoluto em todo Brasil e que ficou no imaginário popular.

Atualmente Hiran Delmar retransmite programas televisivos para a Rede Meio Norte de Televisão com o Programa Humorísticos intitulado de “Autarquias do Humor”.

Além das boas gargalhadas durante a apresentação do humorista cearense, o público presente vai poder curtir uma boa música na voz marcante do cantor campomaiorense Marcelo Ferreira e sua Banda.

O Show de Humor do próximo sábado na cidade de Esperantina, é uma realização do jornalesp.com e da empresa Chrystal Produções & Eventos.

Reservas de Mesas, com José Luiz Rodrigues, através dos seguintes telefones: (86) 9929:7179 / 9405:3804.

sábado, 5 de novembro de 2011

Paulynho Paixão mostra namorada e faz desabafo sobre as polêmicas




"Me acha, me acha... Se você me quer, agora, então me acha...". Com certeza você já ouviu esse hit, mesmo que 'sem querer', tocando nas rádios, festas e até como toque de telefone celular. A música é de autoria de Francisco de Paula Moura, nome verdadeiro do artista Paulynho Paixão, que de uns tempos para cá tornou-se uma incógnita: um cara 'gente boa' ou um 'mala sem alça'?

Paulynho Paixão não tem nada de 'mala sem alça'. Simpático, divertido e 'apaixonado', como costuma dizer, o cantor, auto-intitulado 'Rei do Coladinho', é sim um 'boa praça', super gente boa e que tem, como qualquer outro ser humano, seus defeitos a ponto de pôr em risco o sucesso que vem alcançando ao longo dos últimos anos. Para entendê-lo, é preciso saber um pouco de sua história. Ele recebeu a reportagem do 180graus e concedeu uma entrevista exclusiva.

Há cerca de dois anos ele estourou de verdade fazendo músicas para bandas como 'Aviões do Forró'. A música do trecho citado acima é uma delas: 'Me acha'. Mas Paulynho vislumbrou algo a mais. estava na hora de fazer sucesso com suas próprias músicas, na sua voz. Apaixonado por música desde a infância, ele decidiu fazer carreira na sua terra natal, no Piauí. Deu certo. Hoje é considerado uma das celebridades piauienses, feito conquistado diferente de outros conterrâneos, que tiveram de ir para o eixo Rio-São Paulo para brilhar nacionalmente.


COMO TUDO COMEÇOU
Menino criado na roça, mais precisamente na Fazenda São Luís, zona rural de São Miguel da Baixa Grande, interior do Piauí – a 138 km da capital Teresina, Francisco de Paula passou a infância escutando programas de música sertaneja em um radinho de pilha. Os populares Alvorada Sertaneja, na Rádio Nacional de Brasília, e Programa do Roque Moreira, na Rádio Pioneira, de Teresina, eram suas companhias mais frequentes durante o trabalho no campo e também nas horas vagas.

PAULYNHO DIZ TER MIL CANÇÕES
“Sem entender nada de música eu já gostava. Como as crianças hoje gostam da nossa música, eu gostava de Zezé di Camargo e Luciano. Ouvia muito sertanejo enquanto tirava leite de vaca. Coisa bem fazenda mesmo”, lembra Paulynho Paixão. Começou a compor ainda criança. Nunca havia estudado música, não sabia tocar qualquer instrumento, não conhecia notas musicais ou cifras. Apenas escrevia versos rimados inspirados no dia a dia. A melodia surgia “naturalmente”. “Era de ouvido, coisa de dom mesmo. Ninguém explica; a gente atribui isso a Deus”, conta o compositor de aproximadamente mil canções, segundo suas próprias contas.

LADO ROMÂNTICO E O 'PAIXÃO' NO NOME
Romântico nato, segundo ele, Paulynho afirma que 90% de suas letras falam de amor. “As meninas tinham diários. Eu fazia músicas contando histórias da vida e acho que por isso as pessoas se identificam. Cada fora e cada sim que eu levei inspirou muito essa coisa do romance, do amor nas minhas músicas”, confessa. Ainda adolescente, Paulynho mudou-se com seus pais para a capital Teresina. A família buscava melhores condições de vida e a oportunidade de os seis filhos continuarem os estudos. “Toda criança que nasce no mato tem aquela vontade de ir para a cidade”. Não demorou muito tempo e Paulynho foi para Fortaleza, no Ceará, já com o plano de viver de música em mente. Foi aí que criou o nome artístico: Paulynho Paixão. Em 1992 o destino uniu mais uma vez as trajetórias de Paulynho e seu ídolo. Em um programa de calouros da TVC, emissora de TV de Fortaleza, o piauiense apresentou-se na presença de José Graião, produtor musical que tinha em seu casting a dupla Zezé di Camargo e Luciano. “Fui para Fortaleza estudar e ajudar na casa de um pessoal que conheci em Teresina. Eles tinham contatos e eu comecei a conviver com músicos. Sempre fui muito tímido, mas eu sabia que era naquele momento ou nunca”, diz, com a propriedade de quem sofreu muito até se dar bem no meio musical.

180 graus

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Deputados do Piauí são acusados de desviar R$ 52 milhões dos cofres públicos


Um escândalo guardado a sete chaves, protegido por ‘figurões’ que levam a vida nas colunas sociais e nos ambientes mais chiques de Teresina, envolvendo possível desvio de mais de R$ 52 milhões dos cofres públicos, ainda na gestão do ex-governador do Piauí, hoje senador da República, Wellington Dias (PT). O dinheiro teria saído dos cofres da Assembléia Legislativa do Estado, comandada pelo deputado Themístocles Filho (PMDB), para pagamento de funcionários fantasmas, indo parar direto nas contas pessoais de 5 deputados estaduais e sete empresários, dentre eles o filho de um deputado(...)

O aumento de gasto com pessoal teria aumentado, de 2006 a 2009, em quase 100%, ‘para pagamento de funcionários comissionados laranjas, com saída na boca do caixa de R$ 30 milhões’.

Os federais flagraram também o pagamento de R$ 340 mil a empresa Kalfix, sendo que deste valor foram depositados na conta da empresa Uni Engenharia. Ela (Uni), recebeu ainda outros R$ 472 mil, mas o TCU aponta a empresa Expandir Engenharia como única credora da Assembléia Legislativa do Piauí.

Os deputados Themístocles Filho (presidente da casa), Flora Izabel, Antônio Uchoa, Kleber Eulálio e Mauro Tapety teriam recebido valores em cheques, descontados na boca do caixa, superiores aos proventos de parlamentares.

A Polícia Federal reuniu no bojo das investigações comprovações através de documentos da movimentação financeira atípica na Assembléia Legislativa do Piauí.

Os federais fizeram o levantamento da vida pregressa e patrimonial dos deputados investigados, fizeram até fotos da mansões deles, levantaram e-mails, telefones, bens, armas, antecedentes, relacionamentos políticos e influência de cada um deles no interior do Piauí.

OS INVESTIGADOS

1 - Antônio Uchoa de Oliveira (deputado)
2 - Themístocles de Sampaio Pereira Filho (deputado, presidente da Assembléia)
3 - Kléber Eulálio Dantas (deputado)
4 - Mauro Expedito de Freitas Tapety (deputado)
5- Flora Izabel Nobre Rodrigues (deputada)
6- José Omar Fialho Rocha (empresário)
7- Márcio Costa Napoleão (empresário, dono da Uni Engenharia Ltda)
8- José Ribamar Noleto de Santana (empresário, dono do escritório Santana Advocacia e Consultoria)
9- Franklin Kalume Brigido (empresário, dono da Kalfix)
10 - Aldam Freitas Lula (empresário, dono da Expandir Engenharia)
11 - Vinicius Magno Uchoa Lima Oliveira (empresário, filho do deputado Uchoa, dono da Setel Trabalho Temporário)
12 - Construtora Sucesso
13 - Limpel
14 - Construtora Tarja Melo
15 - GB Engenharia
16 - FCK Indústria e Comércio
17 - Engetel Construções e Comércio.


Fonte:ai5piaui.com

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Cajuína produzida em Luzilândia é uma das mais saborosas do mundo




A cajuíne NICE, produzida na Fazenda Pintombeira, a 3km do município de Luzilândia, está sendo produzida em grande quantidade sem abrir mão da qualidade que já a diferenciou das demais pela cristalinidade e, principalmente pelo sabor, este um dos melhores do mundo.

A marca, capitaneada pelos irmãos da família tradicionalíssima, a Teles, Edwaldo e Edison Teles, realizam a produção da Cajuína, suco derivado da poupa do caju de alta qualidade de platio, colheita e conservação.

A marca NICE, que faz alusão a matriarca da família, também produz outros derivados do pedúnculo co caju, como doce, geléia, poupa da fruta e outros produtos naturais e de qualidade comprovada, tanto é que já foram exposto inclusive, em feiras dos municípios em Teresina, como produto genuinamente luzilandense.

Em dezembro, por ocasião dos festejos de Santa Luzia, em Luzilândia, estes e outros produtos serão, talvez, expostos e comercializados em um suposto estande do Emater-Pi, órgão onde estaria esta sob o risco, segundo informações da imprensa e funcionários, de ter sua sede lacrada por falta de pagamento de aluguéis do imóvel onde a possibilidade do despejo em pleno festejo, o que seria, supostamente um escândalo envolvendo o órgão e seus diretores da terra. Será?.


Claro que a NICE, como marca forte e querida de nossa terra, e também respeitosa, deverá levar isso em conta antes de aceitar, é claro, supostas parcerias com órgãos desse tipo, que ao que parece não estariam horrando compromissos e estariam, segundo alguns, aplicando ”calotes” imobiliários, o que deve ser apurado, mas, segundo informações, mandados já poderão ser expedidos nestes dias.

Mas nada haver com os produtos NICE, estes, de gente honesta, trabalhadora e cumpridora de seus compromissos, onde o Luzilândia assina em baixo.

Se há algo de bom em Luzilândia, os produtos NICE é um deles.

Luzilandia.com


Prefeitura de Batalha-PI inicia construção de mais oito quilômetros de estrada vicinal




A Prefeitura Municipal de Batalha, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, iniciou na semana passada a construção da estrada vicinal que compreende da PI-113 aos limites da estrada do Curral Velho, beneficiando as Localidades Aposento, Poço da Velha, Pau D’arco, Silêncio, Lagoa do Barro e Anjinhos, numa extensão média de 08 quilômetros.

O Prefeito Amaro Melo, acompanhado pelo Secretário Olavo Barroso, esteve conferindo de perto a primeira etapa dos trabalhos, e aproveitou o momento para cumprimentar os moradores beneficiados, garantindo o compromisso assumido em campanha, que era uma antiga reivindicação das comunidades e recebendo a aprovação e satisfação de todos.

A prefeitura possui um cronograma de trabalho e vem executando periodicamente as obras de recuperação e melhoria das estradas vicinais com o objetivo de melhorar as condições de vida da população interiorana.



Além do mais, o bom estado de conservação das estradas vicinais é fundamental para facilitar o escoamento da produção agrícola e, como consequência, trazer mais desenvolvimento não só para a zona rural, como para toda a cidade. Sem estrada não existe desenvolvimento.

Folha de Batalha