quinta-feira, 10 de março de 2011

Deputado Marllos Sampaio


O site Política Real realizou uma série de entrevistas com os mais expressivos novos deputados da Bancada do Nordeste, para levantar um perfil dos congressistas, suas bandeiras de mandato e sua opinião sobre temas em discussão na Câmara dos Deputados: reforma política, reforma tributária e regulamentação da emenda 29. Confira abaixo a entrevista com Marllos Sampaio (PMDB-PI), que é filho do ex-deputado Themístocles Sampaio(PMDB-PI) e irmão do deputado estadual, também pelo Piauí, Themístocles Filho.

Política Real: Quais serão as bandeiras de seu mandato?


Marllos Sampaio: Eu fui eleito com uma bandeira muito específica, defendendo idosos. Sou delegado de política, fui delegado do idoso no estado do Piauí por mais de cinco anos.Tive quase 70 mil votos só na capital e tive um apoio significativo da terceira idade. Um dos temas prioritários vai ser o combate à violência o aos maus tratos aos idosos. Eu tenho militância na área de juventude: investimento em equipamentos esportivos, campeonatos, combate à droga tendo o esporte como forte aliado à prevenção. E a segurança pública, por ser da área policial.


Política Real: Quais suas sugestões para a reforma política?


Mallos Sampaio: A reforma política é prioritária, é um anseio não só da classe política, mas também de todos os brasileiros. Tratar da questão do financiamento público. Acabar com essa interferência do poder Judiciário frente ao poder Legislativo, como agora está tendo essa problemática dos suplentes de deputados, se é da coligação ou do partido. Acabar com as coligações proporcionais. Por exemplo, no Piauí tivemos um deputado com 90 mil votos que não foi eleito e outro com 68 mil votos foi eleito. Estamos torcendo para que já nesse primeiro semestre tenhamos resultados aqui no plenário.


Política Real: Qual sua opinião sobre a regulamentação da emenda 29 e a criação de um novo imposto para financiamento da saúde?


Marllos Sampaio: Imposto nunca é bom. Depois que o imposto do cheque foi finalizado, a meu ver, não houve muitos prejuízos em relação à Saúde. É um problema a ser discutido, não tenho uma opinião formada ainda, mas ao meu ver, todo imposto que venha acarretar em ônus para os brasileiros não é bem vindo. O Brasil já tem uma das maiores incidências de impostos do mundo.


Política Real: Qual a expectativa para a importância que será dada ao Piauí no governo da presidente Dilma Rousseff?

Mallos Sampaio: Espero que acabe com a discriminação. O Piauí é discriminado, é o patinho feio do Nordeste. Pro Maranhão, Ceará vai refinaria de petróleo, para Pernambuco e Bahia vai tudo, e no Piauí, uma simples estrada, é colocada em terceiro plano. O Piauí foi um Estado onde a presidenta Dilma Rousseff teve quase 80% dos votos, onde o presidente Lula é muito querido. Nós esperamos que tenha uma atenção mais especial, com mais investimentos, atração de empresas, de obras de grande infraestrutura, e não apenas os planos que o governo já tem, como Bolsa
Família. Praticamento, o Piauí é beneficiado com esses programas que atendem famílias mais humildes, e as obras de grande infraestrutura, impactantes, não são levadas ao Piauí.


Nenhum comentário:

Postar um comentário