terça-feira, 11 de maio de 2010

Dia de Vacinação Hoje Sábado


Neste sábado inicia a Campanha Nacional de Vacinação dos Idosos contra a gripe sazonal. Para marcar o começo da estratégia de imunização, a Secretaria Estadual da Saúde mobiliza os municípios para que todos tenham pontos de vacinação abertos neste dia. A meta de cobertura no Estado é alcançar 80% da população acima dos 60 anos, que hoje é superior a 1,4 milhão de pessoas. Os idosos que tenham uma das doenças crônicas consideradas de maior risco também receberão a dose da vacina contra a H1N1. A vacinação dos idosos contra a gripe comum e gripe A prossegue até o dia 7 de maio.

Quem faz parte de um dos grupos prioritários para a imunização à gripe A, mas ainda não tomou a vacina, também poderá procurar os locais determinados pelas secretarias municipais de Saúde. Desta forma, o primeiro dia da campanha dos idosos também será um reforço na imunização das crianças de seis meses a dois anos, gestantes em qualquer período de gestação, portadores de comorbidades (abaixo dos 60 anos) e adultos saudáveis de 20 a 29 anos. “É mais uma oportunidade de resgatar quem ainda não tomou a vacina”, destaca a coordenadora do Programa de Imunizações da Secretaria Estadual da Saúde.

Na região, conforme a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), a projeção é de vacinar 46 mil idosos contra a gripe comum, 13 mil somente em Santa Cruz do Sul. Em relação à influenza H1N1, a meta é que 9,2 mil idosos portadores de doenças crônicas sejam imunizados nos municípios de abrangência da coordenadoria. Para que a população esteja realmente protegida, a expectativa é que, no mínimo, 80% das metas estabelecidas sejam alcançadas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário