sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Estudante de 14 anos vende etapa regional no Piauí para o soletrando







O estudante Izael Francisco de Brito Araújo, de 14 anos de idade, venceu a etapa Piauí do quadro 'Soletrando', do programa 'Caldeirão do Huck', da TV Globo, no final da tarde desta quarta-feira (27/10). A seletiva foi realizada com 26 estudantes de todos os cantos do Piauí, que estudam em escolas públicas do estado. O município que trouxe a maior quantidade de alunos foi Floriano, foram 9 representantes, Teresina teve 8 e a cidade da vice-campeã do ‘Soletrando’ desse ano, Monsenhor Hipólito, teve 3 representantes.

A mesa examinadora composta por três professores, Nilson Ferreira, que participa pela quarta vez consecutiva da banca, Maria Socorro Rodrigues Coelho e Elsio Aguiar Sales deram seguimento aos procedimentos da mesma forma em que ocorre na etapa nacional apresentada no programa de Luciano Huck.


O professor afirmou esperar por uma etapa mais acirrada já que ano passado o nível da competição estava elevado. “A expectativa é sempre a melhor, acredito que este ano a competição será bem mais acirrada. Nos primeiro ano do programa participaram apenas 12 estudantes, agora temos 26 alunos participando. Então a cada ano o nível da competição vai melhorando. O problema de muitos alunos é a pressa para soletrar o que atrapalha o candidato, por isso cada estudante tem dois minutos para pensar e pedir ajuda, não precisa ter pressa, esse foi o problema de Tainara na final do Soletrando ela era muito apressada” disse Nilson Ferreira.

Foram sete rodadas, na primeira 15 candidatos foram desclassificados, ao decorrer restaram apenas 3, um representante de cada cidade, um de Teresina, um de Monsenhor e um de Cocal dos Alves. A última etapa foi disputada por Izael e Iris Maria obtendo êxito o candidato de Cocal dos Alves. Ele acertou todas as palavras que soletrou e faturou o prêmio da etapa Piauí. Ele estuda na Unidade Escolar Teotônio Ferreira Brandão, na cidade de Cocal dos Alves, interior do estado. De 14 anos, ele já tinha participado no ano passado e ficou em segundo lugar.

A professora de Izael, Kuerly Vieira de Brito, emocionada afirma que a maratona de estudos do garoto será intensificada e que os concorrentes do Soletrando 2011 se preparem, pois a competição será acirrada, segundo ela o estudante está bem preparado.


Izael comemora a vitória com professores

Agora ele viaja para o Rio de Janeiro (RJ) com todas as despesas pagas pela Rede Globo, onde participa da grande disputa, do 'Soletrando', com estudantes de escolas públicas representando todos os estados. No ano passado uma estudante piauiense ficou entre os finalistas e ficou em 2º lugar.

"Vou fazer de tudo para representar bem meu estado. Vou estudar muito e quero vencer o Soletrando", afirmou o piauiense.


Nenhum comentário:

Postar um comentário