quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Teto da Igreja Matriz de São Gonçalo em Batalha corre risco de desabar






A Igreja Matriz de São Gonçalo, em Batalha, um dos símbolos religiosos da cidade está com o teto sob risco de cair. O alerta foi feito pelo Engenheiro Adalto Fortes, durante uma vistoria realizada no imóvel.

A visita do Engenheiro foi solicitada pelo próprio pároco do município, padre Evandro. O tempo religioso é o principal cartão postal da cidade, e as últimas reformas foram consideradas inadequadas, além de não oferecerem segurança para os frequentadores.

Hoje todo esse patrimônio se encontra ameaçado. A Igreja está tomada por cupins que se alojam nas paredes e no teto. A madeira do telhado está comprometida. Também há infiltrações e problemas na rede elétrica.


De acordo com informações extra-oficiais, as tesouras que sustentam a estrutura superior da igreja são insuficientes para suportar a carga, além de estarem prejudicadas com a ação dos cupins.

Devemos ressaltar também que lá não tem equipamento de combate a incêndio, não tem extintor, nem luminária de emergência. Adalto Fortes não pode precisar exatamente quando vai desabar, mas disse que o local está seriamente ameaçador. Nesse caso não seria bom evitar utiliza-lo para qualquer tipo de evento?


A Paróquia vai orçar o custo da obra e encaminhar para o bispo de Parnaíba. Mas quem quiser colaborar com a reforma pode fazer doações na casa paroquial, localizada na Avenida Messias Melo, na Praça da Matriz, em Batalha.

Esperamos que essas providências não demorem muito, pois com a chegada das chuvas no final do ano a tendência é que a situação seja agravada.



Folha de Batalha

Nenhum comentário:

Postar um comentário