quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Testemunhas foram ouvidas pela Justiça Eleitoral - Audiência Prefeito de Esperantina


oi realizado durante todo o dia de hoje (27), no plenário da Comarca Walter Carvalho Miranda, na cidade de Esperantina, a tomada de audiências das testemunhas de Acusação e de Defesa que foram arroladas nos Autos de Investigação Judicial Eleitoral – AIJE 200/2008.

As audiências foram presididas pela meritíssima Juíza de Direito, Dra. Elvanice Pereira de Sousa Frota Gomes e acompanhada pelo Promotor Eleitoral Dr. Fernando Soares de Oliveira Junior, que atuou na condição de investigante da Ação que foi impetrada na época do período Eleitoral pela representante do Ministério Publico Estadual do Piauí, Dra. Cléa Cristina Pereira Januário Fernandes.

Estão na condição de investigados nesta Ação o atual Prefeito de Esperantina, Francisco Antônio de Sousa Filho, a vice-Prefeita, Soraya Maria de Sampaio Medeiros de Aguiar, Flavio Decat Moura (Presidente da Empresa CEPISA), Merlong Solano Nogueira (Presidente da Empresa AGESPISA), Lucile Sousa Moura (ex-Presidente da ENGERPI), Karenina Dantas Eulálio (Diretora do DER) e Fernando Antônio Danda Vasconcelos (Diretor do PCPR).

Os advogados: Ayslan Sirqueira de Oliveira esteve representando na ocasião o atual presidente da Empresa CEPISA, Dr. Flávio Decat que foi citado também na referida Ação.

Já os advogados: Germano Tavares Pedrosa e Giania Lúcia Carnib Barros representaram os demais gestores a exemplo do Prefeito Chico Antônio e da vice-Prefeita Soraia Aguiar.

Vale ressaltar que mais de 20 pessoas foram arroladas como testemunhas, sendo que seis eram de acusação e o restante atuaram como testemunhas de defesa.

Algumas das testemunhas não compareceram no plenário do Fórum para serem ouvidas.

O autônomo Sebastião Resende Lustosa que foi um dos primeiros a ser ouvido declarou ao jornalesp.com que durante o seu depoimento falou somente a verdade com relações as obras executadas no período eleitoral. Segundo Sebastião Lustosa em seu depoimento não procurou acusar e muito menos defender alguém simplesmente falou a verdade.

A lavradora Carminha Rodrigues dos Santos se limitou a informar para a Juíza que não tomou nenhum conhecimento a respeito da construção de alguma obra feita pelo Prefeito Chico Antônio durante o período eleitoral.

Já a Professora Sandra Ferreira Carvalho, atual Presidente da Associação de Moradores da Localidade Canto da Palmeira durante o seu interrogatório falou que a escola do ensino médio de sua localidade foi construída pelo governo do estado no ano de 2007 a pedido dos próprios moradores da região, uma vez que a escola do município havia sido proibida pelo ex-Prefeito da época.

Segunda a professora declarou ainda que o poço tubular existente na localidade foi conseguida através de uma abaixo assinado feita pelos moradores e enviada ao Presidente da empresa AGESPISA que até hoje não foi concluído.

O comerciante José Carvalho da Silva, disse durante o seu depoimento que nunca soube em nenhum momento que o atual prefeito Chico Antônio durante o período eleitoral tivesse abusado de poder político e econômico. De acordo com José Carvalho, a única coisa que presenciou nas reuniões políticas do atual Prefeito era sobre as suas propostas de governo para desenvolver o município.

Procurado por nossa equipe de reportagem para falar sobre o andamento desta Ação, o chefe do Cartório Eleitoral, Dr. Raul Sérgio Aragão Ventura, informou que a partir de agora inicia a fase de diligências e em seguida acontece as alegações finais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário