quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Bandidos tentam fuga em massa fazem quebra-quebra


Bandidos da Penitenciária da cidade de Esperantina, Norte do Piauí, tentaram uma fuga em massa no início da noite desta quarta-feira. O presídio acomoda 71 detentos, a maior parte deles participantes da tentativa de fuga, que estava programada para a hora do confinamento (perto das 17h), quando também é servida a terceira refeição do dia.

Mas a tentativa foi frustrada. Segundo a secretária de Justiça, Cléia Maia, a frustração da fuga gerou um princípio de revolta, que não prosperou. Alguns dos presos ainda iniciaram um quebra-quebra na área das celas e queimaram alguns colchões. A revolta foi contida a partir da presença dos próprios administradores do presídio e de autoridades locais, como o juiz de Direito e o Delegado.

Os detentos do presídio de Esperantina tinham programado a fuga em massa para o final da tarde, exatamente no momento em que seria servida a última refeição e efetivado o confinamento nas celas. O objetivo era provocar uma saída a um só tempo. Mas a sincronia não aconteceu, alguns detentos saindo das celas antes dos outros e, assim, despertando a atenção dos agentes penitenciários. Ao perceberem que algo estava errado, os funcionários fecharam as grades de acesso à área de confinamento, frustrando o plano de fuga. Diante do fiasco, a maior parte dos detentos se revoltou, provocando um princípio de quebra-quebra e incendiando colchões.

ASSALTO
A Polícia Militar foi acionada imediatamente. Também um profissional especializado em negociações em caso de motim foi enviado para Esperantina, mas nem ainda não precisou entrar em ação, já que a revolta foi contida. De acordo com avaliação da Polícia Militar, o plano de fuga foi acionado em razão do assalto à agência do Banco do Brasil em Luzilândia. Possivelmente os detentos foram informados do assalto e do deslocamento de parte do contingente policial da região para Luzilândia, o que facilitaria a reação à fuga. Vale ressaltar que a cidade de Luzilândia, que fica perto de Esperantina, vive um problema porque está sem delegado. Quando houve ação dos bandidos na manhã desta quarta, eram nove bandidos fortemente armados e o policiamento não conseguia dar conta. Por iso teve de ser reforçado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário