domingo, 18 de setembro de 2011

Luzilandense integra equipe de agentes penitenciários federais que irão treinar piauienses




Após solicitação ao diretor do Sistema Penal Federal, Acelino Vieira Damasceno, o secretário de Justiça, Henrique Rebelo conseguiu a aprovação para que sete agentes penitenciários federais entre eles o luzilandense Wellington Carvalho, filho do servidor público municipal, Chaguinha Nazaré, viesse ao Estado para treinamento especializado em procedimentos de segurança e rotina carcerária aos novos agentes concursados que vão trabalhar na Casa de Detenção Provisória de São Raimundo Nonato inaugurada recentemente.

A equipe de agentes já está em Teresina e vai iniciar o treinamento nesta semana. Os agentes federais vão trabalhar juntamente com a equipe do Serviço de Inteligência e Segurança Externa Prisional coordenada pelo capitão Wilson Gomes. A Secretaria de Justiça conseguiu a equipe de agentes penitenciários federais a custo zero para o governo do Estado.


Segundo o agente federal Rogério Baicere, coordenador da equipe de treinamento, o Piauí é o segundo Estado a receber a equipe especializada em treinar agentes para procedimentos de segurança penitenciária, com base no trabalho que é aplicado em presídios federais. “A primeira equipe a ser treinada foi a de Nova Cruz, no Rio Grande do Norte e agora vamos treinar os agentes e policiais militares da Casa de Detenção de São Raimundo Nonato”, informou Rogério. O curso terá duração de 21 dias.

O projeto do Departamento Penitenciário Nacional visa dá apoio aos governos estaduais na prática de um trabalho a ser realizado em presídios do Estado similar ao que ocorre nos presídios federais. Após o treinamento, os agentes penitenciários vão receber um manual de procedimento de segurança e rotina carcerária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário