sábado, 14 de janeiro de 2012

Governador abre 3º Festival da Uva e anuncia produção em escala industrial


O governador Wilson Martins abriu, na tarde desta sexta-feira (13), o 3º Festival da Uva de São João do Piauí e assegurou que a área irrigada do assentamento Marrecas será ampliada para produzir frutas em escala comercial e industrial e em condições para exportação. Acompanhado da secretária estadual de Saúde, Lilian Martins, o governador colheu o primeiro cacho de uva do parreiral de dois hectares da estação experimental Hildo Diniz, simbolizando a abertura do festival.

O evento é promovido pelo Governo do Estado e Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaiba (Codevasf), com o apoio de instituições como o Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Incra, Sebrae e prefeitura municipal. Ele garantiu que a área irrigada do assentamento será ampliada, num investimento de R$ 40 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

“O Piauí vive um processo de amadurecimento e de crescimento e a produção de uva é uma demonstração do que somos capazes”. Martins garantiu que o governo já adquiriu uma área de mil hectares para ampliação do projeto de fruticultura, que vai permitir a geração de emprego e renda no meio rural e mudar a fisionomia econômica de São João do Piauí.

O governador lembrou que outros municípios do Piauí já trabalham com a produção de frutas por irrigação, citando como exemplo Guadalupe, Parnaíba, Valença e Ipiranga. “Estamos saindo da fase de experiência provando que a fruticultura irrigada é possível no nosso estado”, concluiu. O senador Wellington Dias e a deputada Rejane Dias – criadora do festival da uva – participaram da solenidade abertura. Também estiveram presentes os deputados federais Paes Landim , Marcelo Castro e Hugo Napoleão, deputados estaduais e secretários estaduais.

Gp1

Nenhum comentário:

Postar um comentário